Dúvidas frequentes

O que é Consórcio?
 
O consórcio é uma modalidade de compra, aonde um grupo de pessoas se unem com o objetivo de adquirir veículos, imóveis e investir de forma parcelada. Qualquer pessoa acima de 18 anos pode estar habilitada a fazer um consórcio. 
 
Como Funciona o Consórcio?
 
Assim que adquirir uma cota de consórcio, você passa a fazer parte de um grupo formado por pessoas físicas ou jurídicas, que tem como objetivo comum adquirir bens móveis ou imóveis de forma parcelada. Essas pessoas e você são os consorciados que juntos, através de contribuições mensais, arrecadam o valor necessário para as contemplações, ou seja, a entrega dos bens escolhidos.
 
O que é uma assembleia?
 
É a reunião mensal dos consorciados de um mesmo grupo para a realização de sorteios e oferta de lances. Dica: No boleto mensal do consorciado, constam data e horário da próxima assembleia.
 
Como ocorre a contemplação?
 
O consorciado está apto a retirar/comprar/adquirir o bem depois de ocorrida a contemplação de sua carta de crédito, que pode ser através de sorteio ou lance que ocorrem nas assembleias.
 
O que é Carta de Crédito?
 
A carta de crédito é o valor disponível para a aquisição do bem de acordo com contrato realizado com a administradora.
 
O que é um Lance?
 
Lance é um valor ofertado pelo cliente com o intuito de antecipar a sua contemplação. Todos os consorciados em dia com a parcela mensal podem efetuar lances, de acordo com as características do grupo ao qual participam. Os lances estão divididos nas modalidades Livre, Limitado, Retido, Fixo e Fidelidade.
 
Como é realizado o sorteio?
 
Na 1ª assembleia, de constituição do grupo, é realizado o 1º sorteio. Já da 2ª assembleia até a última do grupo, a contemplação ocorre através do número sorteado na Loteria Federal, o qual defini a cota contemplada todo o mês .
 
Quais são as vantagens do Consórcio?
 
- O consórcio não possui juros e não apresentam parcelas intermediárias;
- As taxas são menores e diluídas durante todo o plano escolhido, o que facilita o pagamento de todas as parcelas;
- Investimento seguro;
- Forma mais econômica de adquirir um bem ou serviço;
- Para os Consórcios de Imóveis é possível fazer uso dos recursos do FGTS. Assim, ofertar lances, antecipar parcelas e aumentar o valor do seu crédito ficará mais fácil;
- Carta de Crédito tem o mesmo valor de um pagamento à vista;
- Possui lei própria;
- Compra planejada.