Blog | Planejar

4 dicas para comprar o seu primeiro veículo

O sonho do primeiro veículo está presente na mente de muitos brasileiros, mas isso envolve gastos e é fundamental sabermos nos planejar para adquirir este bem. 
Comprar um veículo envolve uma boa educação financeira, pois este representa um alto gasto financeiro e pode acabar se tornando uma grande dor de cabeça. 
Confira as 4 dicas que separamos para você tomar cuidado na hora de comprar o seu primeiro carro:
 
1. Conheça sua capacidade financeira:
 
Escolha um carro que cabe no seu bolso, e para saber isso você precisa conhecer sua capacidade financeira. Saber quanto você pode desembolsar mensalmente é o primeiro passo na hora da compra.
Avalie como poderá estar a sua situação em dois ou três anos, é fundamental que você tenha uma segurança econômica, não podemos esquecer dos diversos riscos que existem.
Não esqueça de incluir na conta outras despesas como: seguro, IPVA, DPVAT, licenciamento e manutenção. 
 
2. Qual o carro ideal para você?
 
Para a escolha do seu primeiro carro, é necessário que você saiba qual será o seu uso: Trabalho, viagens, transporte de cargas, família grande? Todos esses fatores devem ser levados em consideração na hora da escolha. 
 
3. Novo ou Usado?
 
Para muitos a grande indecisão está na hora de escolher: carro novo ou seminovo. 
No caso de um carro 0Km você tem a certeza de que o carro nunca foi usado e que não passou por nenhum problema, como acidentes ou avarias. Já carros usados ou seminovos possuem preços muito mais em conta, porém você nunca terá certeza da procedência. Analisar futuros custos com manutenção e troca de peças é fundamental na hora de comparar e decidir qual é a melhor opção para você.
 
4. Antes de escolher, pesquise!
 
Não escolha de primeira. É fundamental que você faça uma pesquisa, geralmente você pode encontrar diferenças de valores bem significativas entre concessionária. 
Não deixe de negociar e pechinchar, muitas vezes você pode conseguir diversos brindes e acessórios que vão incrementar ainda mais o seu veículo. 
 
Voltar