Blog | Planejar

Como funciona um consórcio?

Com o consórcio da Planejar você pode adquirir imóveis novos e usados, residenciais ou comerciais, construir ou reformar. Além de poder investir em terrenos urbanos ou rurais e até mesmo adquirir aquela tão sonhada cada na praia.

Mas você sabe como funciona um consórcio? Nós vamos tirar todas as suas dúvidas para que você entre para o time de pessoas que realizam os seus sonhos com a gente!

 

Afinal, o que é um Consórcio?

O consórcio é uma modalidade de compra de imóveis e veículos, onde um grupo de pessoas se unem com este mesmo objetivo de investir de forma parcelada. Lembrando que qualquer pessoa acima de 18 anos pode estar habilitada a fazer um consórcio. 

 

E como funciona?

O primeiro passo é a aquisição de uma cota de consórcio. Assim você passa a fazer parte de um grupo formado por pessoas físicas ou jurídicas, que tem como objetivo adquirir bens móveis ou imóveis de forma parcelada. Essas pessoas e você são os consorciados que juntos, através de contribuições mensais, arrecadam o valor necessário para as contemplações, ou seja, a entrega dos bens escolhidos.

 

Quais são as vantagens?

São inúmeras as vantagens de se adquirir um consórcio. Além de não possuir juros e não apresentar parcelas intermediárias, as taxas são muito menores que um financiamento e são diluídas durante todo o período do plano escolhido, o que facilita para você o pagamento de todas as parcelas.

Trata-se de um investimento seguro e econômico para você adquirir um bem ou serviço.

Além disto, para os Consórcios de Imóveis, por exemplo, é possível fazer uso dos recursos do FGTS. Assim, ofertar lances, antecipar parcelas e aumentar o valor do seu crédito ficará mais fácil de ser contemplado.

 

E o que é uma Carta de Crédito?

A carta de crédito é o seu valor disponível para a aquisição do bem de acordo com contrato realizado com a administradora. Ela corresponde ao valor do consórcio.

 

Sorteio x Lance 

O sorteio para a definição dos contemplados do mês é realizado com o uso de bolas numeradas. O consorciado dono da cota sorteada será o contemplado do mês.  

Exemplificando; na 1ª assembleia, de constituição do grupo, é realizado o 1º sorteio. Já da 2ª assembleia até a última do grupo, a contemplação ocorre através do número sorteado na Loteria Federal, o qual defini a cota contemplada todo o mês.

Já o Lance é um valor ofertado pelo cliente com o intuito de antecipar a sua contemplação. Todos os consorciados em dia com a parcela mensal podem efetuar lances, de acordo com as características do grupo ao qual participam. Os lances estão divididos nas modalidades Livre, Limitado, Retido, Fixo e Fidelidade.

 

Contemplação

A contemplação, seja por sorteio, seja por lance dá direito ao consorciado à utilização do crédito. 

O consorciado está apto a retirar/comprar/adquirir o bem depois de ocorrida a contemplação de sua carta de crédito, que pode ser através de sorteio ou lance que ocorrem nas assembleias.

 

Ficou muito mais claro e fácil para você realizar o seu sonho com a gente.
Se interessou? Faça uma simulação com a Planejar e venha fazer parte deste time de vencedores!

 

Voltar