Blog | Planejar

Como usar o cartão de crédito de maneira correta?

O cartão de crédito possui inúmeros benefícios que enchem os olhos de qualquer um, mas quase ninguém se preocupa com as consequências que ele pode trazer. Por isso preparamos algumas dicas para que você saiba a maneira correta de aproveitar o seu cartão de crédito sem medo!
 
1. Tenha apenas um cartão de crédito.
Isso auxilia o controle de gastos e diminui a impulsividade na hora de compra. Quanto mais cartões, mais facilidade e possibilidades de exagerar nos valores gastos. Evite ao máximo adquirir cartões de lojas individuais, pois geralmente os pagamentos destas faturas são permitidos apenas nos estabelecimentos, o que pode fazer você gastar com o que não precisa.
 
2. Anote suas despesas.
Comprou? Anote!
Isso permite o controle de quanto você ainda pode gastar dentro do mês. Além disso, com as anotações você consegue avaliar para onde o seu dinheiro vai.
 
3. Estabeleça seu limite.
O ideal é de que o seu limite do cartão de crédito seja de 50% do seu salário. Assim fica difícil a fatura ultrapassar o valor que você pode pagar.
 
4. Aproveite seus benefícios.
Fique de olho em benefícios e descontos que o banco lhe proporciona, você pode economizar um dinheirinho com isto! É importante também, se informar sobre juros e tarifas do seu banco.
 
5. Consulte seu saldo.
Pegue o hábito de consultar o seu saldo com frequência, assim você evita se surpreender negativamente na hora da fatura.
 
6. Evite pagar contas no cartão.
Algumas pessoas concentram todos os pagamentos no cartão de crédito, pela facilidade de ter que se preocupar apenas com uma fatura. Entretanto, pagar as contas básicas no cartão não costuma ser um bom negócio, pois as administradoras dos cartões normalmente cobram tarifas para prestar esses serviços.
 

 

Voltar