Blog | Planejar

Conheça os Benefícios do Consórcio

Com investimento a médio prazo e sem juros, os consórcios estão conquistando o mercado imobiliário e registram um grande aumento na sua procura. É uma opção segura, disciplinadora e eficiente de aumentar o patrimônio aos poucos, sem sacrifícios e com a garantia do retorno do investimento.

Fazer um consórcio é fazer um investimento rápido e menos burocrático; é um sistema de compra parcelada e programada de bem ou de um valor em crédito, mas com a diferença e vantagem de não ter as taxas de juros que um financiamento teria. O interessado não precisa comprovar sua renda, basta comprar uma carta de crédito que será dividida em prestações mensais. O consórcio consiste na reunião de pessoas, físicas ou jurídicas, que possuem o mesmo interesse: a compra de um determinado bem ou serviço em um longo/médio prazo. Por meio de um contrato, cada um dos consorciados pagará uma parcela mensal até chegar no valor total estipulado do bem que se deseja.

Porém, há maneiras de o investidor ganhar o valor e conquistar o seu bem almejado; através dos sorteios mensais entre todos os consorciados ou por meios de lances, quando o consorciado oferece uma soma superior à da parcela para adiantar o seu acesso ao bem. Neste caso, o lance ofertado deve ser aceito pela administradora para ser efetivo, se isto ocorrer, o consorciado recebe uma Carta de Crédito no valor do bem para que ele possa negociar a compra daquele bem livremente no mercado.

O sistema de consórcio possuí essas e outras vantagens cruciais comparados a outras modalidades de crédito para a compra de um bem, confira todos os seus benefícios:

- É uma maneira segura para aplicar o seu dinheiro; todos os procedimentos e grupos de consórcio são fiscalizados pelo Banco Central do Brasil, as administradoras devem estar devidamente registradas e autorizadas para operar neste tipo de transição financeira.

- Não opera com avalista ou fiador para permitir que um interessado se torne consorciado.

- Não exige valores de entrada; eles são pagos mensalmente pelo consorciado sempre na mesma data, disciplinando que não tem a cultura de guardar dinheiro.

- Não opera com juros sobre as parcelas pagas mensalmente, apenas em casos de atraso da quitação da parcela, como acontece em qualquer tipo de conta.

- O consórcio não é um empréstimo, é uma reunião de pessoas com dinheiro e interesses em comum, que se autofinanciam para adquirir um certo bem.

- Possui uma flexibilidade de prazos, com opções para planos longos ou de curto prazo.

- Existem parcelar para todos os tipos de orçamento, basta se informar e descobrir quais se adequam melhor às suas finanças e se programar para investir.

Com todos esses pontos a favor, não existem motivos para que você tema investir em consórcio. Quanto antes começar, maior e melhor será o patrimônio que você poderá acumular. As opções são variadas, mas a segurança e a garantia de retorno são sempre certas.

Faça a sua simulação com a Planejar e conquiste o seu sonho com a gente!

Voltar