Blog | Planejar

Dicas para ter sua primeira moto

Com o trânsito caótico das cidades grandes e o preço absurdo dos combustíveis as motos viraram uma necessidade no mundo moderno; são o meio de transporte mais rápido e econômico. Existem opções de modelos e marcas para agradar a todos, e preço também. Mas não dá para comprar a sua de qualquer maneira, é preciso atenção e cuidado na hora de escolher. Assim a sua solução não se transforma em mais um problema.

Confira algumas dicas que vão facilitar a sua compra:

Utilidade do veículo

No primeiro passo, antes mesmo de escolher marca ou modelo, você deve pensar na real utilidade da moto para você. Vai usá-la para trabalhar ou apenas no trânsito pesado? Vai dar umas voltinhas ou usá-la para viagens longas? Tudo isso influenciará no tipo de equipamento que você deve adquirir. Só depois dessas definições defina se optará por uma moto mais econômica e durável, uma mais com menos performance.

Verifique multas e impostos no DETRAN

É indispensável fazer esse tipo de checagem antes de adquirir qualquer tipo de veículo. E o melhor: Você nem precisa sair de casa; através de um computador, com o número de RENAVAM e do CPF do proprietário, você pode verificar se há alguma dívida ou multa em aberto, se o IPVA está em dia e até se a moto já foi fruto de furto ou roubo. Saber situação legal do veículo também é um forte indicador da maneira como o antigo dono lidava com ele, se tomava os cuidados corretos e não infringia a lei. Se encontrar muitas pendências, atrasos ou problemas, melhor buscar outra opção.

Cuidado com os detalhes

Muita atenção na hora de observar a carenagem, os pneus e cada detalhe da moto. Acidentes mais sérios desvalorizam o veículo e geralmente eles não voltam a ter alinhamento e funcionalidades perfeitos, mesmo depois de consertados. Em local com boa iluminação, analise minuciosamente a pintura, buscando diferenças de cor, assimetrias, ondulações, amassados ou alterações nas quinas. Encontrando essas características, evite fechar negócio ou tenha uma conversa franca com o antigo dono.

Test drive

É no test drive que você poderá analisar com precisão se tudo está em harmonia, se o motor não é barulhento e os componentes estão funcionando bem. É quase que uma obrigação fazer esse teste e, se o dono da moto não tem o que esconder, ele não terá porque não consentir. Mantenha atenção redobrada para ruídos, o estado do banco, o painel e a direção.

Faça um Consórcio

Com a Planejar Consórcios você realiza o seu sonho de adquirir sua moto, nova ou seminova com parcelas que cabem no seu bolso. Aqui você não paga juros, pode utilizar seu veículo usado como lance, tem mais tempo para pagar e investe no seu futuro!

Com essas dicas sua compra não será um problema! Sua moto vai te trazer uma grande economia de tempo e dinheiro.

O que está esperando? Faça uma simulação.

 

 

Voltar