Blog | Planejar

Educação Financeira para seus filhos

O ideal é inserir a educação financeira desde cedo no dia a dia dos seus filhos, ficando muito mais provável que elas cresçam com mais responsabilidade financeira.

Separamos algumas dicas para você ensinar aos seus filhos que economizar começa cedo!

- Mesada

A mesada é o primeiro contato das crianças com o dinheiro e o mundo das finanças. É uma ótima oportunidade para ensiná-los a administrar o seu próprio dinheiro e verificar a importância da compra das coisas, evitando que gastem dinheiro por impulso.

- Objetivos

Estimule a criança a ter objetivos, assim, se seu filho deseja comprar um brinquedo novo, tente incentivá-lo a juntar todo o valor ou uma parte dele e compre o brinquedo apenas quando o dinheiro combinado for o suficiente. A criança irá dar mais valor para este brinquedo pois foi ela que o conquistou.

- Cuidando dos gastos

Incentive o seu filho a anotar o que gastou de sua mesada para ele visualizar no fim do mês quanto ele conseguiu economizar. Esse será um aprendizado importantíssimo para o seu futuro e estimulará a criação de uma poupança por exemplo.

- Brincadeiras

O clássico Banco Imobiliário é um clássico para inserir ideias sobre investimentos ao seu filho. Eles precisam aprender que devem seguir regras e que às vezes irão ocorrer derrotas e vitórias!

- Aceite os erros

 Mesmo que a criança faça escolha ruins com o destino da sua mesada é importante deixá-la fazer escolhas por si só. Isso ajudará que ela se policie melhor e diminua a probabilidade de cometer erros na vida adulta.

As possibilidades de inserir seu filho na educação financeira são inúmeras e devem começar desde cedo, pois assim eles aprendem a importância de administrar o dinheiro e se planejar financeiramente para conquistar objetivos.

 

Voltar